Rodovia MS 178, Bonito/Bodoquena, Km 11

+055 (67) 3255-3710

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
Buscar
  • Carlos Arakaki

CACHOEIRA DO SINHOZINHO: uma das principais cachoeiras de Bonito você pode conferir no Parque!

Atualizado: 14 de Jul de 2019

O passeio de cachoeiras mais perto do centro de Bonito, a 17 quilômetros, tem cachoeiras de encherem os olhos e tirarem o fôlego de tão lindas. Uma delas leva o nome de um personagem que virou lenda na região, o Sinhozinho.


Imponente, muitos, mas põe muitos nisso, muitos litros de água do rio Mimoso caindo, uma energia pulsante, contagiante, assim é a Cachoeira do Sinhozinho cercada pela vegetação característica da Serra da Bodoquena. E o melhor de tudo, é possível tomar um delicioso banho nela, aqueles banhos que revigoram, limpam, eliminam qualquer energia ruim.


Agora, se o visitante quiser apenas contemplar, ficar olhando e meditar, o Parque das Cachoeiras tem um deque exclusivo em frente a Cachoeira do Sinhozinho, grande, em formato de barco que deixa o local mais charmoso ainda. Ao lado, mais deque para quem quer curtir apenas o rio Mimoso.


Existem guias de turismo que afirmam: “quem está triste e toma banho na do Sinhozinho, sai feliz”. Para quem não sabe, Sinhozinho existiu em Bonito. Em meados das décadas de 30 e 40, ele era curandeiro na região. Diz a lenda que fazia milagres. Por conta das curas, ele teria sido perseguido por farmacêuticos e empresários da época que se sentiam ameaçados em perder clientes. Porque Sinhozinho simplesmente curava as pessoas doentes sem remédios que eram encontrados nos estabelecimentos da cidade. Ele supostamente utilizava apenas cinzas e água nas curas.


Foi preso e morto. Teria sido esquartejado e suas partes do corpo jogadas nos rios, o que explicaria a limpidez das águas. Uma das histórias que envolvem Sinhozinho é a da serpente que “vive” no subsolo. Um dia ela sairá e vai acabar com tudo caso as pessoas não cuidem bem da natureza, segundo a lenda. Alguns interpretam isso como um aviso aos gananciosos que visam apenas lucro sem se preocupar com o meio ambiente de Bonito.



Com lenda ou sem lenda, a Cachoeira do Sinhozinho é uma realidade hoje. E você deve conhecer. Com toda certeza, não irá se arrepender. Anote aí: PARQUE DAS CACHOEIAS.

151 visualizações