Buscar
  • Carlos Arakaki

Maio de 2019 e Bonito continua lindo demais

Bonito, em Mato Grosso do Sul, é um dos destinos turísticos mais lindos do mundo e o principal do Brasil quando o assunto é ecoturismo. É diferente de tudo que existe na Terra. A região da Serra da Bodoquena, onde fica Bonito, nos presenteou com rios de águas cristalinas, cachoeiras fenomenais, grutas... Uma natureza inigualável.


Recentemente, a imprensa divulgou uma situação preocupante no município. A de que os rios estão turvando e demorando para voltar ao normal. A notícia provocou interpretações erradas. Alguns agentes de viagens e turistas estão achando que os rios de Bonito estão “pura lama”. Tem gente, de longe, que está afirmando isso na internet. E não é verdade. Com um temporal o rio pode sujar sim, mas volta ao normal depois. Hoje, o Parque das Cachoeiras, Praia da Figueira, assim como outros passeios, são mais de 40, estão funcionando normalmente com cenários naturais espetaculares e rios limpos.


“A turbidez das águas é um processo relacionado a fatores naturais e fatores antrópicos, influenciados pela ação do homem. A água turva naturalmente quando tem fortes chuvas. Porém essa turbidez se intensifica com a exposição do solo. Essa exposição do solo pode estar relacionada a atividades no meio rural como lavouras, aberturas de estradas, dentre outras. Quanto mais protegido o solo, menos turbidez nas águas. Por isso a importância de se preservar as matas ciliares, evitando processos erosivos e carreamento de sedimentos para dentro dos rios”, explica Fabrício de Souza Maria, biólogo da Bion Consultoria Ambiental.


Ou seja, de fato, todos nós devemos tomar mais cuidado, principalmente produtores rurais que utilizam terras próximas aos recursos hídricos. Todas as ações de preservação e conservação do Meio Ambiente devem existir para sempre e com força. A natureza está sim dando sinais, não só em Bonito, mas no planeta inteiro.


Desde outubro de 2018, empresários, fazendeiros e órgãos públicos estão trabalhando no cuidado dos rios de Bonito. Entre os projetos em andamento, tem o de Recuperação das Microbacias de Bonito, liderado pelo engenheiro agrônomo, gestor de desenvolvimento rural da Agraer, Paulo Sergio Gimenes. E os trabalhos seguem nos próximos meses.


Então, para deixar bem claro, Bonito continua lindo, sensacional, com uma natureza de “encher os olhos”. O Parque das Cachoeiras é um pedaço do paraíso que está aqui, à disposição dos turistas que querem se encantar e ter uma experiência para guardar para sempre na memória. Venha tomar banhos e contemplar as sete cachoeiras do Parque! Venha para Bonito e nos ajude a conservar o Meio Ambiente.


98 visualizações

Rodovia MS 178, Bonito/Bodoquena, Km 11

+055 (67) 3255-3710

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon